povo indigena
Curso: especialização em saúde indígena
Polo: Palmas-Tocantins
Local de trabalho: Dsei Altamira
Função: Assessoria
Profissão: enfermeira
Recuperação: disciplina processos educativos em saúde indígena.
PROCESSO EDUCATIVO EM SAÚDE INDÍGENA NO DSEI ALTAMIRA: CAPACITAÇÃO PARA AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.
No âmbito da saúde indígena no Distrito de Altamira onde estou inserida participo como instrutora e facilitadora para capacitação dos agentes indígenas de saúde. Esta capacitação acontece duas vezes ao ano com a primeira etapa na abordagem teórico e a seguir ocorre a dispersão do aprendizado. Na verdade, não se refere oficialmente à capacitação de AIS, pois, atualmente a SESAI não definiu os critérios da política da formação dos AIS que até então era responsabilidade da FUNASA. Contudo com a formação pedagógica instituída pela FUNASA para profissionais do DSEI possibilitou que estes profissionais capacitados pudessem atuar como facilitador e orientador na formação dos AIS.
O processo de desenvolvimento dessa atividade acontece por módulos, os AIS são reunidos por um período de duas semanas em cada etapa onde é repassado o conteúdo teórico, a seguir ocorre a dispersão em área indígena. A cada conclusão dos módulos acontece o monitoramento e avaliação do trabalho desenvolvido pelos Agentes Indígenas de Saúde, supervisionado pelos próprios instrutores lotados no Dsei Altamira.
A cada módulo é abordado assuntos básicos como os determinantes do processo saúde-doença e os fatores socioculturais que interferem nesse processo. E a cada módulo é repassado assuntos específicos da realidade local, tais como: perfil epidemiológico, doenças prevalentes, fatores de risco para a mortalidade e morbidade local, situação vacinal, técnicas de prevenção e promoção da saúde, visitas domiciliares, identificação de sinais de debilidade, verificação de peso e outros assuntos específicos para cada etnia.
Durante a