Pedir com Fé
3. Qual é a diferença entre sabedoria e conhecimento? Que conexão Tiago faz entre sabedoria e fé? Tg 1:5, 6
Pode parecer um pouco estranho que Tiago diga: “Se algum de vós tem falta de sabedoria.” Quem acha que tem sabedoria suficiente? Salomão, por exemplo, reconhecendo sua necessidade, pediu humildemente um “coração compreensivo [...] para [discernir] entre o bem e o mal” (1Rs 3:9). Posteriormente, ele escreveu: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9:10).
4. Costumamos pensar em sabedoria como algo que sabemos. Qual é o outro aspecto da verdadeira sabedoria? Tg 1:19-21; 2:15, 16; 3:13
Os livros de Provérbios e o de Tiago descrevem a sabedoria como algo muito prático: não o que sabemos, mas como vivemos. Por exemplo, ser “pronto para ouvir, tardio para falar” (Tg 1:19). Platão disse: “Os homens sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos, porque gostariam de dizer alguma coisa.” Em outras palavras, podemos ter todo o conhecimento que o mundo oferece, mas não ter a verdadeira sabedoria.
Visto que Deus é a fonte de toda verdadeira sabedoria, podemos obtê-la principalmente ao ouvi-Lo, lendo Sua Palavra e passando tempo meditando sobre a vida de Cristo, “o qual Se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria” (1Co 1:30). Ao aprender a refletir o caráter de Cristo em nossa vida, vivemos a verdade personificada em Jesus. Essa é a verdadeira sabedoria.
Leia Tiago 1:6 novamente. Devemos pedir com fé, não duvidando. Isso é difícil, não? Quem já não lutou com a dúvida? Quando isso acontece, é fundamental orar e começar a refletir sobre todas as razões que temos para a fé: a história de Jesus, as profecias da Bíblia e nossas experiências pessoais. Será que isso nos ajudaria a superar as dúvidas que surgem ocasionalmente?
QUARTA – O OUTRO LADO DA FÉ
5. Leia Tiago 1:6-8. O que ele está nos dizendo nesse texto?
A palavra diakrinomenos, traduzida como “duvidar”, refere-se a ser interiormente dividido. Isso nos ajuda a entender sua