Povos Indígenas
Trabalho de historia dos povos indígenas
Aimorés
Onde viviam - índios não-tupis, também chamados de botocudos, habitavam do sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Grandes corredores e guerreiros temíveis, foram responsáveis pelo fracasso das capitanias de Ilhéus, Porto Seguro e Espírito Santo. Só foram vencidos no início do século 20. Costumes e Hábitos- Esses índios eram altos e robustos, de pele clara, atribuído ao fato de só andarem pelo interior da selva, onde os raios solares não penetravam com tanta intensidade. Possuíam o costume de depilar totalmente o corpo raspando com uma "navalha" de taquara o cabelo da cabeça.
Viviam peregrinando pela floresta, sem casa, sem conforto e sem agasalhos. Dormiam no chão, pois não tinham conhecimento do uso da rede e conta-se que, quando chovia, procuravam refúgio na copa verdejante das árvoresEram considerados muito agressivos e tinham o grande costume da antropofagia.
- Antropofagia é a carne de se comer carne humana, que era praticada pelos índios quando faziam guerras contra os seus inimigos, seus adversários. Faziam rituais em que esses prisioneiros eram comidos, literalmente comidos – relata o historiador Estilaque Ferreira.
Possuíam o costume de depilar totalmente o corpo raspando com uma "navalha" de taquara o cabelo da cabeça. Os índios Aimoré viviam da caça, pesca e da coleta de alimentos fornecidos pela natureza da Mata Atlântica da região, dos rios Jequitinhonha, Doce e Mucuri localizados nos atuais estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Cada grupo tinha seu modo de viver, com seus costumes particulares, mas todos eles falavam a mesma língua, mas, com alguns dialetos que eram compreendido entre os vários grupos.
Na vida religiosa, mantinham um contato constante com o mundo dos espíritos.
Os Botocudos contavam que os adornos labiais e ouriculares eram uma indicação de seu herói-cultural, chamado Marét-Khamaknian, que vivia no céu.