Níveis hierárquicos na empresa
O que define a quantidade de funcionários que se reportam a um chefe é a sua amplitude administrativa. Também se define a administração verticalizada ou horizontal.
Em uma estrutura vertical os chefes acompanham de perto seus funcionários causando assim um numero grande de níveis hierárquicos; na estrutura horizontal os níveis hierárquicos são poucos, os funcionários são mais livres dos chefes ou, seja mais descentralizada.
Segundo a estrutura horizontal é mais benéfica e menos onerosa para empresa. Quanto maior a descentralização melhor para a empresa.
Há uma advertência, a administração deve tomar cuidado, porque quando a amplitude é muito grande o chefe pode perder o controle e os funcionários tornam-se menos eficazes. Bom seria se a administração soubesse a quantidade certa de subordinados para cada chefia.
Posição de Chefia
O cargo de chefia deve saber utilizar os recursos humanos e materiais a sua disposição, saber o que cada um tem que fazer e só assim ele alcançará os objetivos traçados.
A maior probabilidade de assegurar o sucesso é uma boa adequação entre habilidade e função, mas é importante que a chefia conheça o que cada funcionário pensa.
Podem existir vários níveis de hierarquia na empresa, mas neste trabalho citamos quatro.
1° nível Estratégico: È o nível mais alto da empresa. É onde todas as diretrizes são traçadas e ocupadas por diretores e presidente.
2° nível Tático: São gerentes departamentais responsáveis pela ação do dia a dia do nível operacional.
3° nível Operacional : São ocupados pelos supervisores que vão acompanhar mais de perto o nível operacional, fazendo cumprir o que foi determinado pelo nível um e dois.
Observação: Para alcançar os objetivos traçados toda hierarquia terá que ter um mesmo