amplitude de controle
AMPLITUDE DE CONTROLE
Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao numero de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente de maneira efetiva e adequada .
Esse assunto não tem nada de novo, principalmente quando se lembra o exercito de Genghis Khan, organizado em grupos de 10, chefiados por um líder; cada grupos de 10 líderes chefiados por um outro líder e cada grupo de 10 chefiados por outro líder, e assim sucessivamente. Existem alguns fatores que influenciam a amplitude pratica de controle nas empresas, entre os quais podem ser citados. os deveres pessoais do chefe; as habilidades pessoais do chefe lidar com os subordinados; os níveis de capacitação profissional do chefe; os níveis de mutação da empresa perante o meio ambiente; os níveis de estabilidade interna da empresa; as habilidades dos subordinados a se relacionar com as pessoas; os níveis de capacitação profissional dos subordinados; o grau de delegação e autoridade existente; os níveis e tipos de liderança existentes; os graus de interdependência das unidades organizacionais; os níveis de similaridade das atividades das atividades dos subordinados; os níveis e tipos de controle exercidos; o nível e tipo de coordenação exercida; a existência de restrição pessoais a amplitude de controle; o nível de clareza, comunicação e aceitação dos objetivos ; o nível de definição ,simplicidade e repetitividade das atividades dos subordinados .
A medida que uma pessoa sobe numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor. Ocorre também, que nos mesmos níveis hierárquico, haverá considerável variação na amplitude de controle. De qualquer forma, existe relação entre amplitude de controle e nível hierárquico, pois, quanto maior numero de subordinados por chefe , menor será o numero de níveis hierárquicos, ou vice e versa.
Números de subordinados maior do