AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS
AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS
São Paulo
2012_2
Introdução
Neste capitulo, estaremos apresentando os principais aspectos que envolvem á amplitude de controle e aos níveis hierárquicos nas empresas. Para uma empresa ter uma estrutura organizacional mais barata, os executivos deveram desenvolver estudos relacionados a esses dois assuntos. Será apresentando também, que há uma possibilidade de uma relação inversa entre esses assuntos, ou seja, a amplitude de controle é maior nos níveis hierárquicos.
Amplitude de Controle
Amplitude de controle é denominada como uma amplitude administrativa ou de supervisão, referente aos números de subordinados que um chefe poderá supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada. Este assunto não tem nada de novo, principalmente quando se lembra do exército de Genghis Khan, onde os grupos eram organizados com dez pessoas, que seriam chefiados por um líder; e cada grupo de dez lideres eram chefiados por outro nível de líder; e cada grupo desses dez lider eram chefiados por outro líder e assim sucessivamente.
Existem alguns fatores que influenciam a amplitude prática de controle nas empresas, entre os quais podem ser citados:
os deveres pessoais dos chefes; as habilidades pessoais do chefe em lidar com os subordinados; o nível de capacitação profissional do chefe; o nível de mutação da empresa perante o ambiente; o nível de estabilidade interna da empresa; a habilidade dos subordinados em se relacionar com as pessoas; o nível de capacitação profissional dos subordinados; o grau de delegação de autoridade existente; o grau de utilização de assessores o nível de motivação existente; o nível e o tipo de liderança existente; o grau de interdependência das unidades organizacionais; o nível de similaridade das atividades dos