Falta de escolarização dos pais e a aprendizagem dos seus filhos
‘‘A escola sem os pais não vai adiante, mas com seu auxílio se torna inovadora’’. (Martin,1982,pág.118) Também é verdade que grande parte dos pais não sabe a real importância do seu envolvimento na vida acadêmica de seus filhos e continuam mantendo separadas a organização familiar e a instituição de ensino e por conseqüência disso acabam não dando os estímulos necessários e os ajudando devidamente, mas ainda sim, quando o pai procura o ajudar independente de sua escolarização incompleta acaba por encontrar dificuldades ao fazê-lo pela sua falta de conhecimento. Cabe ao professor alertar os pais quanto a importância da interação na vida escolar de seus filhos e a transformação que ela pode causar no processo de aprendizagem dos mesmos.
‘‘... quando existe participação adequada da mãe e boa orientação do pai, a maioria dos filhos alcança saúde ... e o necessário que compõe a vida.’’ (WINNICOTT, 1994, pág.103-104)
Com tudo, por mais que falte conhecimento da parte dos pais é fundamental que eles mantenham o incentivo dado aos filhos, supervisionando suas tarefas, ajudando sempre que possível e pedindo a ajuda de algum parente ou amigo sempre que forem incapazes de