Pré projeto
GESTÃO ESCOLAR, INTERAÇÃO FAMÍLIA E COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DA QUALIFICAÇÃO DO DESEMPENHO DISCENTE.
Potengi - CE 2011
1. SUMÁRIO
1.1 - INTRODUÇÃO
1.2 – SUPORTE TEÓRICO (OBSERVAÇÃO)
1.3 – METODOLOGIA
1.4 – CRONOGRAMA
1.5 - REFERÊNCIA
1.1 – INTRODUÇÃO GESTÃO ESCOLAR, INTERAÇÃO FAMÍLIA E COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DA QUALIFICAÇÃO DO DESEMPENHO DISCENTE.
As crianças são poetas, mas a escola não repara em seu ser poético, não o atende em sua capacidade de viver poeticamente o conhecimento e o mundo”, e é assim o mundo da criança, com imaginação, busca, invenção, etc. (DRUMMOND, 1976)
As pesquisas em educação revelam com preocupação a relação entre investimentos e desempenho, sinalizando as competências e compromissos dos diversos sujeitos envolvidos, destacando papéis e funções, particularmente a integração e interlocução da família com a escola na perspectiva de qualificar indicadores das crianças, jovens e adultos. O cenário contemporâneo indica que o desenvolvimento econômico e social está cada vez mais articulados aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse campo, o papel da escola e de seus agentes torna-se estratégicos para o êxito do trabalho educativo. Escola e família dependem-se mutuamente para que as ações desenvolvidas revertam-se em resultados positivos. Dessa forma, é fundamental que família e gestão estabeleçam um diálogo permanente na perspectiva de promover uma educação sintonizada com as expectativas sociais, particularmente no universo infantil.
Assim, as relações e a função que os pais e a escola estabelecem entre si devem integrar o contexto do desenvolvimento infantil, pois atualmente o grande desafio nesta modalidade educativa é, justamente, aliar cuidados e escolarização necessários para que todas as crianças desenvolve-se bem, focalizando a atenção as suas necessidades afetivas/ sociais/ emocionais,