ESCOLA E FAMÍLIA A IMPÔRTANCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Ana Rosa de Fátima Gomes
Orientação Supervisão e Inspeção Escolar
Escola e Família: A importância da família no contexto escolar
TEMA: ESCOLA E FAMÍLIA: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
OBJETIVO GERAL:
Analisar as relações entre a escola e a família, pesquisando assim, de que forma essa relação pode contribuir de forma positiva para a formação da criança no processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Analisar a identificação da família na história da educação e no momento atual; analisar e situar a escola e o seu papel através dos tempos e abordar a questão dessa relação e suas implicações e analisar a importância da família no processo de aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
As relações entre a escola e a família, além de supostos ideais comuns, baseiam-se na divisão do trabalho de educação de crianças e jovens, e envolvem expectativas recíprocas. Segundo Carvalho (2000), do ponto de vista da escola, envolvimento ou participação dos pais na educação dos filhos significa comparecimento ás reuniões de pais e mestres. Atenção à comunicação escola-casa e, sobretudo, acompanhamento dos deveres de casa e das notas. Esse envolvimento pode ser espontâneo ou incentivado por políticas da escola ou do sistema de ensino. Paro (2000), descreve sobre o papel da família no desenvolvimento escolar de alunos e ressalta que, o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, pois para ele, a escola não “assimilou quase nada de todo o processo da psicologia da educação e da didática, utilizando métodos de ensino muito próximos e idênticos aos do senso comum predominantes nas relações familiares” (PARO, 2000, p.16). Por isso, este trabalho se justifica.
REFERENCIAL TEÓRICO
O desenvolvimento humano tem de se subordinar a critérios éticos que decorrem dos direitos e deveres do homem; incontáveis são as fontes de informação e de conhecimento, e milhões de seres humanos ainda não