niveis hirarquicos
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS
Amplitude de Controle e Níveis Hierárquicos
“Quase tudo que você fizer será insignificante, mas é muito importante que o faça.”
MOHANDRAS K. GANDHI
INTRODUÇÃO
Neste capítulo são apresentados os principais aspectos inerentes à amplitude de controle e aos níveis hierárquicos na empresa.
Se o analista de O&M, desenvolver adequado e racional estudo inerente a estes dois assuntos, estará proporcionando, no mínimo, uma estrutura organizacional mais barata para a empresa.
Conforme vai ser apresentado neste capítulo, existe uma relação inversa entre esses assuntos, ou seja, a amplitude de controle é maior nos níveis hierárquicos inferiores.
Ao final deste capítulo você estará em condições de responder algumas perguntas, tais como:
Como se pode aperfeiçoar a estrutura organizacional através da adequada análise da amplitude de controle?
Idem, com referência aos níveis hierárquicos?
Quais os fatores que podem influenciar a amplitude de controle nas empresas?
Quais os aspectos básicos a serem considerados no estabelecimento dos níveis hierárquicos nas empresas?
AMPLITUDE DE CONTROLE
Amplitude de controle, também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
Na realidade esse assunto não tem nada de novo, principalmente quando se lembra do exército de Genghis Khan, organizado em grupos de 10, chefiados por um líder, cada grupo de 10 líderes chefiados por outro nível de líder, e cada grupo destes 10 chefiados por outro líder, e assim sucessivamente.
Apesar desta preocupação, tem-se o exemplo de uma situação extrema de cerca de 750 bispos e outras 1.200 pessoas prestarem conta diretamente ao Papa. A própria