Négocio
Objetivou-se neste estudo uma análise econômica e financeira em se manter uma fábrica própria de ração ou comprar o produto pronto para o consumo no mercado, e assim tomar uma decisão com maior assertividade. O método utilizado foi o estudo de caso, realizando-se uma visita à empresa Somai Nordeste S/A para coleta dos dados, onde foram determinadas as etapas de fabricação das rações e dos custos inseridos no processo. Estudou-se a viabilidade de fabricação própria de ração para aves de postura ou aquisição de rações prontas adquiridas de terceiros, onde foram levantados os custos para industrialização das rações. Levou-se em consideração que cada idade da ave exige uma ração diferenciada de acordo com necessidades nutricionais específicas, o que leva a uma mudança dos componentes de acordo com a fase da ave. Comparativamente foi orçado o preço para aquisição destas rações prontas no mercado, considerando a disponibilidade para entrega, a qualidade, o prazo de entrega, o manejo, a logística de distribuição interna e o preço do produto. Verificou-se também que a grande capacidade de estocagem de matéria prima como milho e soja no período da safra são um diferencial para a estabilidade do custo de produção durante os 12 meses do ano.
Palavras chave: Custos das rações, aves de postura, mercado de rações.
INTRODUÇÃO
Em 1968, a Somai Nordeste S/A iniciou suas atividades em avicultura de posturas, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Hoje a Somai Nordeste S/A é uma das maiores empresas do setor no Brasil, chegando a uma produção acima de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) ovos por dia destinados ao consumo. São 19 galpões de postura com capacidade total de alojamento para 1.656.000 aves. (Catalogo Somai Nordeste S/A)
O mercado de ovo é um mercado muito competitivo onde o preço do ovo sofre oscilação diária, devido cotações dos ingredientes da ração, tais como milho, soja.
A Somai Nordeste S/A pratica o preço do ovo com base na cotação do JOX e OVO