Não tenha medo de ser chefe
NÃO TENHA MEDO DE SER CHEFE
GILMAR FERREIRA BUENO F-102 TAG 11
Capitulo 1
NÃO TENHA MEDO DE SER CHEFE.
A epidemia de subgerenciamento:
Você está a caminho da locadora de vídeo. Ao aproximar, nota dois funcionários batendo papo do lado de fora. Um deles está acendendo um cigarro. Lá dentro, o único atendente parece ocupado demais atrás do balcão para ajudá-lo a localizar o DVD que você procura. Quando você finalmente o encontra, percebe que puseram o disco errado na embalagem. Decepcionado, escolhe outro título e se encaminha para o caixa. Mas, para completar, leva uma eternidade para conseguir pagar. Na saída, amaldiçoa em silêncio o péssimo atendimento e pensa consigo mesmo: “Essa locadora é uma porcaria. Tinham que contratar funcionários mais competentes.”
Obs: Este gerente em questão não esta exercendo sua função da forma correta, ele perdeu a postura perante a equipe passou a ser mais um em uma rotina diária, vem para o trabalho cumpre seu horário e vai para sua casa no final do dia sem mesmo se quer saber o que esta acontecendo na área de trabalho, muita das vezes a culpa sempre levada pelo funcionário porem o “CHEFE” nem sempre esta presente para auxiliar, acompanhar seus funcionários em sua rotina, simplesmente delega mais não acompanha.
Capitulo 1
Por que os gerentes não gerenciam:
Infelizmente a maioria dos gerentes não tem pulso firme quando se trata de gerenciar - nem realiza sequer as tarefas básicas.
Poe que?
Vamos voltar ao gerente daquela locadora de vídeo do inicio deste livro. Se entrevistássemos um profissional como aquele, como faço o tempo inteiro em minhas pesquisas, ele diria algo parecido com: Olha, tenho minhas próprias tarefas a cumprir. Não tenho tempo para pegar cada funcionário pela mão. E nem deveria fazer isso. Trabalhei na função deles por dois anos e ninguém precisou me dizer o que fazer. Eu simplesmente fazia. Foi assim que fui promovido a gerente. Procuro interferir apenas quando