Não tenha medo de ser chefe
Autor: Bruce Tulgan
NOME: Camila Ferreira de Souza RA: B84CIC-0 Natieli Ruiz Sapucaia RA: B8409B-6
CAMPINAS – SP
2013
Sumario
Introdução
2. O que é ser chefe?
Uma coisa que muitos se esquecem ou tentam fugir, ser chefe é gerenciar.
Gerenciar é conduzir, orientar, delegar tarefas, corrigir falhas, resolver problemas, buscar obter o melhor de sua equipe, motivar, recompensar os bons desempenhos e estar pronto para ter algum fracasso.
Principalmente não fugir das responsabilidades, tratar como se fosse um fardo, um serviço a mais, e só demonstrar liderança quando surge algum problema a ser resolvido, deve ser chefe todos os dias.
O Gerenciamento tem alguns mitos que o rondam, são utilizados por alguns lideres, mas que são citados e destruídos um a um pelo autor Bruce Tulgan.
2.1 Os Mitos que rondam o Gerenciamento
1º Delegação de poder: Delegar o poder é deixar as pessoas se virarem sozinhas e permitir que gerenciem a si mesmas.
Essa falsa delegação de poder, traz prejuízos as empresas, pois para um bom desempenho, todos precisam de orientações, apoio, diretrizes, metas, ferramentas e técnicas para realizar seu trabalho, e saber o limite para as tomadas de decisões, e quem direciona e instrui é o chefe.
2º Mito da justiça: ser justo é tratar todo mundo da mesma maneira.
Quando fizemos algo alem do que nos é pedido, esperamos uma recompensa, ou pelo menos um reconhecimento, se os chefes tratarem todos da mesma forma, haverá uma insatisfação e frustração de quem obteve um bom resultado. Assim da mesma maneira chamar a atenção quando necessário, para que futuramente, não haja prejuízo, por causa de negligencia do chefe.
3º Mito do cara legal: o único jeito de ser firme é agir como um cretino, mas eu quero ser um “cara legal”.
Muitos líderes tem medo de responsabilidade, de ter