não sei
2- a) Qual é o sentido de rotação da engrenagem C? Basta fazer uma associação dos movimentos nas engrenagens para descobrir o sentido de rotação da engrenagem C. Veja na figura:
Logo a engrenagem C gira no sentido horário.
b) Quanto vale a velocidade tangencial da engrenagem A em dentes/min? Como a engrenagem A tem 50 dentes, em uma volta completa "50 dentes são percorridos". Como elá realiza 100 rotações (=voltas) em 1 minuto, sua velocidade em dentes/min é:
100x50 = 5000 dentes/min c) Qual é a velocidade angular de rotação (em rpm) da engrenagem B? No ponto de contato entre as engrenagens A e B a velocidade tangencial tem que ser igual para as duas engrenagens, pois elas não devem escorregar. Logo VA=VB no ponto de contato, veja na figura:
Para que a transmissão de movimento seja perfeita (uma engrenagem não escorregue na outra) cada dente da engrenagem A tem que se encaixar perfeitamente em um dente de B, ou seja, a velocidade em número de dentes por segundo tem que ser iguais para as duas engrenagens. Como a engrenagem A tem metade dos dentes de B, enquanto A dá uma volta completa B deu meia volta, portanto:
VB = 100/2 = 50 RPM
3-Velocidade horizontal --> velocidade na vertical -->
( tempo de subida )
Como o tempo total é o dobro do tempo de subida, então
Logo, o alcance máximo é
Assim, =2,3
4–Então:
em B: Fcp = Fn + P.co60
160.12²/4 = Fn + 160.10.(1/2)
5760 = Fn + 800
Fn = 4960 N
5- O movimento do planeta é circular, logo a força de atração gravitacional F entre ele e o Sol é igual à força centrípeta Fc:
F = Fc
sendo a constante universal de gravitação G = 6,7 × 1011 N.m2/kg2 e ac a aceleração centrípeta. No movimento circular de raio r, a relação entre a aceleração centrípeta ac e a velocidade angular é dada por: ac = 2r
A velocidade angular corresponde a , sendo T o período do movimento. Considerando os dados para o movimento da Terra, tem-se:
Pode-se,