Trabalho
A) CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
Henry Fayol foi o primeiro a conceituar as funções administrativas. A partir daí, a administração foi encarada como profissão. Nos dias de hoje, ainda se faz importante a análise destas funções, pois é por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas nas organizações. As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciadas, tanto internamente quanto externamente.
Os fatores internos são todos os recursos internos da organização, tais como: aspectos físicos, tecnológicos, financeiros e humanos. Embora possam ser mais bem controlados, exercem forte impacto direto no ambiente externo.
Por sua vez, os fatores externos são: aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais.
É função do administrador, alcançar os objetivos da empresa, devendo para isso, estar sempre atento e acompanhar as mudanças dos fatores internos e externos da organização.
As Funções Administrativas são: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.
Planejamento: Esta é a principal função a ser realizada no processo administrativo. Através do planejamento, a empresa estabelecerá metas e objetivos a serem alcançados no prazo por ela estipulado. O planejamento é dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico é onde são tomadas decisões que vão de encontro com os objetivos da empresa. O planejamento tático transforma as estratégias em planos mais específicos. O planejamento operacional é onde são definidos os procedimentos específicos a serem realizados. Todos os níveis são inter-relacionados.
“Um minuto de planejamento, economiza cinco minutos e execução”.
Organização: È onde a empresa se estrutura para alcançar os objetivos desejados, reunindo e coordenando os recursos necessários para este fim. Estabelecem-se as responsabilidades para a execução das funções.
Direção: Toma-se a direção para