NÃO SEI
GRUPO PET – ENGENHARIA MECÂNICA
MINISTRANTES: JOÃO HENRIQUE GULINELI FACHINI
LUIZ FERNANDO CREMONEZ
OBJETIVOS DO CURSO
Esta apostila de Microsoft Excel é apenas um guia para que iniciantes possam se ambientar com a área de trabalho e com os recursos disponiveis do software. Vale frisar que será dado enfase não a todas as funções e recursos do
Excel, pois para isso seriam necessarias muitas páginas e horas de estudo, ao contrário, esta apostila fornecerá um contato com ferramentas básicas que com um pouco de criatividade poderão ser utilizadas para implementar soluções de problemas acadêmicos, financeiros, estatisticos e até mesmo aqueles presente no cotidiano de uma república.
UM POUQUINHO DE HISTÓRIA...
Em 1978, um aluno da Escola de Administração da Universidade de Harvard, chamado Daniel Bricklin percebeu que seu mestre de finanças gastava muito tempo para modificar e realizar, no quadro negro, novos cálculos, que estavam dispostos em colunas e linhas, criando desta forma uma tabela e, quando ele alterava uma variável, todos o dados referentes deveriam ser atualizados também! Neste momento o professor tinha de calcular cada fórmula, o que provocava bastante demora e deixava os alunos intediados.
Bricklin, juntamente com seu amigo e programador Robert Frankston, elaborou um programa que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira Planilha Eletrônica! Os dois então fundaram a empresa VisCorp, em que o produto desenvolvido era o VisiCalc.
Não só VisiCalc surgiu, mas também aparecem outros programas de Planilhas
Eletrônicas disputando espaço num mercado em grande expansão. Em 1983 ocorreu o lançamento de um programa integrado chamado 1.2.3, criado pela empresa Lótus Development Corporation, hoje pertencente à IBM. O 1.2.3 além de ser planilha gerava Gráficos e tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Desbancou o VisiCalc da sua posição de líder.
Nos anos 80, a Lótus seria