Não se obtém resultados solucionando problemas, mas explorando oportunidades
Será apresentado o resultado de pesquisas, acerca do tema: “Não se obtém resultados resolvendo problemas, mas explorando oportunidades”.
Tal frase foi desenvolvida por John Nasbitt, cuja obra “O líder do futuro” de 2007, reúne um conjunto de ideias interessantes que podem ser tratadas no contexto daqueles que estão à frente de empresas. Ele sugere onze modelos mentais à líderes interessados com a antecipação do futuro. Para Nasbitt, caçadores de oportunidades lidam com o futuro, já os resolvedores de problemas, trabalham com o passado.
Portanto, iremos abordar um dos onze modelos mentais sugeridos por Naisbitt, para líderes interessados em analisar informações, compreender o presente e antecipar o futuro.
Em 1982, John Naisbitt publicou o livro Megatrends (Megatendências), no qual ele descreveu quais seriam as tendências para os próximos anos. O livro se tornou uma referencia para o planejamento e os novos rumos que a humanidade deveria tomar nos próximos 20 anos.
John Naisbitt também descreve em seu livro “O líder do futuro”, onze modelos mentais básicos para se guiar e se antecipar ao que está por vir. Esses conceitos nos capacitam a um entendimento do presente, o que representa a chave para a compreensão do futuro.
Um de seus modelos mentais é: não se obtém resultados resolvendo problemas, mas explorando oportunidades.
Todo desafio pode ser um problema ou uma oportunidade, a diferença está na nossa atitude diante eles. Há pessoas que veem um problema como uma oportunidade, ou seja, há momentos de crise para algumas pessoas e oportunidades de criar, para outras. Quem lida apenas com problemas, acaba perdendo o foco dos negócios e deixando de aproveitar boas oportunidades que aparecem.
Os que buscam oportunidades inovam, aproveitam o que está diante deles, percebem as mudanças como oportunidades e agem. Os solucionadores de problemas lidam com o passado e focam apenas no problema. Por isso é