A natureza do problema economico
OBJETIVO
Entender os “mistérios” da economia é compreender de que maneira as necessidades de bens materiais e serviços que todos os seres humanos apresentam serão satisfeitas. Os agentes econômicos se valem de recursos escassos para atender estas necessidades. Este tema é voltado para a compreensão da natureza do problema econômico, ou seja, qual é a essência da atividade econômica e de que maneira ela se manifesta no conjunto da sociedade.
INTRODUÇÃO
A economia, enquanto ciência que trata das relações do ser humano com um mundo dotado de recursos escassos, apresenta-se de forma extremamente simples: cada um de nós participa do sistema econômico do país – e também do resto do mundo – consumindo produtos e serviços básicos, tais como alimentos e bebidas, roupas, pagando aluguel ou prestação de um imóvel. Também participamos do sistema econômico quando poupamos parte de nossos rendimentos para consumo futuro ou como precaução frente a um futuro incerto. Ou mesmo como forma de aplicação em outras atividades reais ― uma sociedade em um empreendimento imobiliário, por exemplo, que apresenta grandes possibilidades de valorização ao longo de determinado tempo ― ou em ativos financeiros ― uma aplicação em ações de empresas com projeção de crescimento, dentre tantas outras possibilidades ―, com o objetivo específico de ganhar mais dinheiro com o dinheiro poupado.
Na arte da sobrevivência no mundo dos negócios vencem aqueles que aprenderam a economizar certos fatores utilizados na produção, melhorando sua competitividade e usufruindo dos benefícios do aumento da produtividade. É assim que se obtém maior produção com o uso de quantidades menores de fatores, como o tempo de trabalho, a quantidade de matéria-prima, o consumo de materiais auxiliares no processo produtivo, dentre outros.
Para explicar estes fenômenos, nós, economistas devotamos especial predileção por métodos