A construção da sociedade econômica
Sociedade
Econômica”
“A FINALIDADE DA ECONOMIA É DAR SENTIDO À VIDA ECONÔMICA”,
Heilbroner.
Ele (Heilbroner) acreditava que toda a tentativa de compreender a sociedade contemporânea exigia uma análise séria da história das ideias e das sociedades. O Capitalismo, sistema econômico em que vivemos hoje, é um estágio particular na longa história dos esforços da humanidade para solucionar o
‘problema econômico’ de provisão material e reprodução social.
Conhecer como as várias sociedades enfrentaram esse problema torna mais sábias nossas tentativas de fazer o mesmo atualmente. Logo você descobrirá que esse é um dos temas centrais de A Construção da Sociedade Econômica.
“A FINALIDADE DA ECONOMIA É DAR SENTIDO À VIDA ECONÔMICA”, Heilbroner.
Enfatizou que apesar de toda a sua estrutura e lógica identificáveis, o
Capitalismo está sempre mudando, tendo de enfrentar outras forças sociais. É um sistema que depende de ideias independentes, lutas políticas e normas sociais. ‘O que movimenta a História não retira todas as suas energias de impulsos e instituições econômicas. Se o socialismo⁽¹⁾ fracassou, as razões foram mais políticas que econômicas; o sucesso do capitalismo está em ter encontrado vontade política e os meios de domar suas forças econômicas’.
O que se que dizer é que as forças econômicas, por si só, não determinam a mudança social, e que compreender as mudanças econômicas exige que estejamos atentos ao contexto social e moral em que se insere a economia.
Entendo a expressão do autor numa dimensão reduzida de experiência aplicada na perspectiva econômica da construção de uma “sociedade socialista”, a partir, sobretudo, da Revolução Soviética de 1917. O socialismo sempre fará parte de nós, esta é a minha opinião.(observação do Professor)
“A FINALIDADE DA ECONOMIA É DAR SENTIDO À VIDA ECONÔMICA”, Heilbroner.
Muito deste livro é uma tentativa de entender o capitalismo – suas origens na sociedade medieval, sua