Analise do Conto a Cartomante
Enredo: Rita e Vilela são casados. Vilela reencontra Camilo, amigo de infância cuja mãe morre e vilela sendo advogado trata do enterro do sufrágio e de todo o inventario, ajudando assim o melhor amigo.
Enquanto isso, Rita envolve-se com Camilo, criando assim um triangulo amoroso. Depois de receber bilhetes anônimos que o chamava de adultero, Camilo diminui as visitas a casa do amigo, o que faz com que Rita visite uma cartomante para saber se Camilo ainda à amava. Camilo sorrir dos temores de Rita pois ele mesmo era descrente do tudo. Certo dia; Camilo recebe um bilhete de Vilela:
"Vem já, já a nossa casa; preciso falar-te sem demora.'' Apreensivo Camilo Visita a cartomante e o que lhe revela mudara completamente a sua vida.
A historia acontece no ano de 1869, na cidade do Rio de Janeiro,em vário bairros e ruas.Rua das mangueiras (local onde Rita e Camilo se encontram)Rua da guarda velha(casa da cartomante)Bairro Botafogo(região onde moram Rita e Vilela)Rua dos Barbonos.
Personagens:
Rita: 30 anos, olhos cálidos, formosa, boca fina, viva e com ar interrogativo; Depois que se interessou pelo amigo de seu marido passou a ter atitudes duvidosas e vulgares para uma mulher com sua posição, cometeu adultério.
Camilo: 26 anos, descrente, funcionário público, pessoa ingênuo na vida moral e pratica. Depois de se envolver com a esposa de seu amigo tornou-se uma pessoa de caráter duvidoso.
Vilela: 29 anos, porte grave, advogado e casado com Rita. Depois de descoberta a traição de sua esposa e de seu amigo, planejou uma vingança , tornando-se um assassino.
Cartomante: 40 anos, italiana, morena e magra com grandes olhos sonsos e agudos. Pessoa de má índole.
Narrador: Narrado em terceira pessoa, o narrador é onisciente, não aparece na história.
Protagonistas: Rita, Camilo e Vilela
Objetivo: Prender a atenção do leitor ao desencadear dos fatos.
Personagens secundários: A cartomante e a mãe de Camilo
Clímax: Ocorre