a cartomante
PERSONAGENS:
Rita: 30 anos, formosa, possui uma boca fina e com ar interrogativo, graciosa e viva. Vilela: 29 anos, porte grave que fazia-o parecer mais velho, esposo de Rita e advogado. Camilo: 26 anos, funcionário público, com pouco caráter, ingênuo porém engraçado e infantil. A Cartomante: Italiana e charlatã por natureza, mulher experiente e madura, mostrava dentes vistosos e unhas descuidadas.
CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DO CONTO: ADULTÉRIO O conto inicia com um diálogo entre duas personagens, Rita e Camilo, conversando sobre seu relacionamento onde logo aparece uma terceira, Vilela. “era imprudente andar por essas casas. Vilela podia sabê-lo, e depois...
ENREDO
A cartomante é uma história de um triangulo amoroso formado por Vilela, Rita e Camilo. Rita é casada com Vilela, mas acaba se apaixonando pelo amigo de seu marido, Camilo. Rita costuma ir a casas de adivinhações para buscar auxilio sobre suas angústias e preocupações, porém Camilo não acredita em tais métodos e sempre aconselhou Rita de não freqüentar esses lugares. Mas quando Camilo teve dúvida sobre as atitudes de seu amigo, recorreu a uma cartomante procurando ajuda. Porém ela dá informações erradas a Camilo, fazendo-o morrer por seu amigo Vilela.
ESTRUTURA
O conto se passa na casa de Vilela e na casa da cartomante, ambas no rio de janeiro. A casa da cartomante é uma casa escura e misteriosa. Diálogos de Rita e Camilo, e Camilo e a Cartomante, são os únicos do conto. Vilela aparece apenas através de uma carta e no fim da história.
O PROBLEMA A complicação é o adultério, Rita tem um caso com Camilo, amigo de seu marido, Vilela. Camilo e Vilela são amigos de longa data, porém Camilo apaixona-se por Rita, e não hesita em trair seu amigo.
O CLIMAX
Camilo recebe uma carta de Vilela, onde está pedindo para ir imediatamente a sua casa. Camilo fica apreensivo imaginando que Vilela