A CARTOMANTE E O ESPELHO
CAMPUS-TORRES
ANÁLISE DOS CONTOS “A CARTOMANTE” E “O ESPELHO” DE MACHADO DE ASSIS.
Luiz Carlos Garlipp
JUNHO DE 2015
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CAMPUS-TORRES
Danieli Scheffer Leal
ANÁLISE DOS CONTOS “A CARTOMANTE” E “O ESPELHO” DE MACHADO DE ASSIS.
JUNHO DE 2015
O CONTO: A CARTOMANTE
PERSONAGENS:
RITA: Esposa de Vilela e adultera. Amante de Camilo, mulher bela e elegante, 30 anos de idade. Costumava frequentar uma cartomante. “Era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. “(46)
“ Rita tratou especialmente do coração, e ninguém o faria melhor.” (46).
CAMILO: Homem descrente, 26 anos, ingênuo, amigo falso e traidor. “Enquanto Camilo era um ingênuo na vida moral e prática.“ (46).
“Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe lhe arranjou um emprego público.” (45).
VILELA: Marido de Rita, ótimo marido para Rita, muito prestativo para seus amigos, traído por seus amigos, ingênuo, homem de atitudes moralistas. “Vilela seguiu a carreira de magistrado.” (45). “voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado.” (45).
CARTOMANTE: Personagem crucial para a história, uma falsaria, se mostra superior, porém se torna um enigma com suas previsões. “A cartomante fê-lo sentar diante da mesa, e sentou-se do lado oposto.” (52). “Abriu uma gaveta e tirou um baralho de cartas compridas e enxovalhadas,” (52).
CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DO CONTO:
Mudança de crenças devido ao medo, busca pela convicção que nada ruim vai acontecer quando encontrar ou se deparar com algum problema: “ No fim de cinco minutos, reparou que ao lado, a esquerda, ao pé do tílburi, ficava a casa da cartomante, a quem Rita consultara uma vez, e nunca ele desejou tanto crer na lição das cartas.” (51)
ENREDO:
O conto a cartomante narra a história de dois amigos apaixonados pela mesma mulher.