SUSTENTABILIDADE 2 1
Betânia Guilhermina Pedrosa
Maria Alice de Paula Vardiero
SUSTENTABILIDADE
MURIAÉ
2013
O termo Sustentabilidade
A importância da sustentabilidade surge com a ação do homem sobre o meio ambiente. Hoje, a sustentabilidade é vista por muitos líderes de grandes empresas como alicerce para lucratividade. Esses empresários passam a se importar mais com os impactos causados ao meio ambiente e também a se importar com seus funcionários. As empresas passam a agir nas dimensões social, ambiental e na incorporação de inovações tecnológicas. Essas dimensões geram conflitos, pois cada setor as enxerga de um modo. Esses conflitos colaboram na competitividade empresarial, impulsionando novos desafios e descobertas, mas ao mesmo tempo revelam que nem todos compartilham do mesmo interesse pela sustentabilidade.
Os primeiros estudos sobre a sustentabilidade tiveram contribuições de ramos como Sociologia, Filosofia, Economia, Política e Direito. Essas discussões surgiram no campo das ciências ambientais e ecológicas. Os debates sobre a sustentabilidade ambiental tomaram lugar importante no meio acadêmico e politico a partir da década de 1960, fazendo parte de discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento social em sentido amplo.
O interesse pela sustentabilidade se originou na década de 1980 com a conscientização dos países em buscar formas de crescimento que não agredissem tanto o meio ambiente e que garantissem o bem estar das gerações futuras. Assim, o tema se tornou cenário de causas sociais e ambientais. Não era visto apenas o lado ambiental, de preservação tanto da natureza quanto da população, mas também era visto o lado econômico, onde acionistas encaram a sustentabilidade como um negocio lucrativo.
A sustentabilidade vem questionando o modelo industrial enquanto modo de desenvolvimento, que se mostra esgotado. A sustentabilidade pode ser considerada com termo importado da