engenharia quimica
São marcos da implantação da indústria química a invenção do Processo Le Blank para a transformação do sal marinho em carbonato de sódio (Nicholas Le Blank, 1810) e a do Processo Solvay (mais limpo) também para produzir carbonato de sódio (Ernest Solvay, 1863).
Cheshire
Figura 01: Cheshire, UK, início de 1800 e as núvens do Processo Leblanc (IChemE).
Nesta altura as “fábricas” da indústria química eram operadas por Engenheiros Mecânicos, enquanto que o desenvolvimento à escala laboratorial estava a cargo dos Químicos. Um papel importante era o que era desempenhado pelos “Inspectores de Segurança”. Os acidentes nas fábricas de produtos químicos eram frequentes e os inspectores de segurança desempenhavam um papel fundamental na prevenção desses acidentes.
Um século de engenharia química
As origens da engenharia química moderna estão ligadas aos principais laboratórios de química alemães. As universidades de Göttingen, Giessen, e Heidelberg educaram uma geração de químicos que aplicaram ciência básica fundamental à produção em grande escala de processos de interesse da química industrial [i] . A abordagem alemã considerava a combinação de conhecimento de química com engenharia mecânica. Alguns desses químicos “industriais” migraram para os Estados Unidos, onde participaram da construção de novos laboratórios e ajudaram a formar futuros “engenheiros industriais”.
O termo