Células Fotovoltaicas
Sem produzir ruído e/ou qualquer tipo de poluição ambiental, utilizando energia limpa de fonte solar, as células fotovoltaicas vêm interligando painéis fotovoltaicos à rede elétrica pública a fim de contribuir com a economia na geração de energia de formas convencionais, e diminuir os impactos ao meio ambiente com novas construções.
Este trabalho apresenta basicamente algumas das melhores células já consolidadas no mercado e suas potencialidades, abordando o princípio básico de funcionamento da célula fotovoltaica e como é feita sua estrutura, levando em consideração sua eficiência.
2. INTRODUÇÃO
A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os danos que causam ao meio ambiente apresentam um preocupante cenário para o futuro. Contudo, é de extrema importância a busca de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes, como energia solar e eólica a modo de conter essa tragédia ambiental.
Vários países investem nas aplicações de energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega a terra até a tecnologia necessária para viabilizar em termos técnicos e econômicos o máximo aproveitamento dessa fonte de energia.
O Brasil por sua vez, também busca soluções para o futuro, elaborando estudos para avaliar a eficácia de pequenos módulos solares, em regiões remotas e o mapeamento do potencial energético solar existente no país, para estabelecer uma política nacional ao setor.
A utilização da energia solar possui várias vantagens, como a economia na conta de energia, a diminuição da demanda pela energia do sistema nacional, adiando assim, a construção de novas barragens e usinas termoelétricas e nucleares, que geram muitos impactos ambientais. Utilizando a energia elétrica fotovoltaica para fonecer energia a um circuito responsável pela iluminação em residências, pequenas cargas como: rádios, televisores, dvd, computadores e outros, os sistemas aquecedor solar, fotovoltaico