Não ferrosos
O inicio do processo de lixiviação se dá com a utilização de um reagente lixiviante, sendo este o hidróxido de sódio (NaOH). Lembrando que este ataca somente os seguintes minérios: Gibbsita e a Boehmita.
Sendo assim, a reação representativa da lixiviação da bauxita pode ser descrita da seguinte maneira:
Al2O3.3H2O + x Fe2O3 +y SiO2 +zTiO2+...+2NaOH ↔2NaAlO2 + x Fe2O3 +y SiO2 +zTiO2 + ...+ 4H2O
Após a separação do alumintato de sódio da sodalita Bayer, este aluminato de sódio (NaAlO2) será adicionado em um agitador juntamente com água, de modo que ocorra uma reação que dará como produto alumina hidratada (Al2O3.3H2O). A reação que descreve tal processo é dado por:
2NaAlO2 + 4H2O ↔ Al2O3.3H2O + 2NaOH
Esta reação é uma reação lenta e com duração de aproximadamente 48hs. Entretanto para acelerar a obtenção da alumina hidratada, é comum utilizar alumina em pó durante o processo de agitação com a água, de maneira que esta alumina servirá como fonte de nucleação dos precipitados acelerando o processo. Assim, acarretará em uma aceleração da reação que passa de 48hs para 24hs (Aumento do dobro da velocidade de reação).
2) Descreva sobre o efeito anódico:
O efeito anódico ocorre nas cubas eletrolíticas entre 24 e 48hs. Tal fenômeno ocorre devido ao baixo percentual de alumina no banho de fluoretos. Este baixo percentual de alumina no banho representa algo em torno de 1% a 0,5%. O efeito anódico acontece devido a um problema na corrente, fazendo com que a voltagem suba de 5 Volts para 20 Volts. Quando este fenômeno ocorre deve-se adicionar alumina no banho de fluoretos de modo que este valor percentual de alumina no banho fique em torno de 1% a 8%.
NÃO de é indicado que o percentual de alumina ultrapasse os 8%, pois a alumina pode decantar devido ter uma maior densidade em