Materias ferroso e nao ferroso
Os metais são materiais inorgânicos, resistentes e deformáveis. Isso justifica sua vasta aplicação e incontáveis utilidades.
Uma característica interessante dos metais é o fato de que possuem a chamada "nuvem de elétrons" que nada mais são que elétrons livres abundantes, ou seja, elétrons que não estão sujeitos a grandes forças intermoleculares e por isso se deslocam facilmente entre uma eletrosfera e outra. Várias das qualidades dos metais estão diretamente atribuídas a este fato, como exemplo a condutividade dos metais.
Os metais se classificam em metais não-ferrosos e ferrosos. A seguir será definidos e classificados cada um destes.
Entende-se por metal, do ponto de vista tecnológico, um elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais, no estado sólido, caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura), relativamente alta condutibilidade térmica e elétrica.
O metal mais importante, ainda hoje, é o ferro, seguido pelo cobre, alumínio, chumbo e zinco. Metais Não-Ferrosos
Consiste em metais que não contenham ferro em suas composições como elemento principal, tais como: cobre, bronze, níquel, alumínio e zinco. Cobre
Cobre é um dos metais mais versáteis. A combinação de propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e químicas entre outras dá ao metal uma extensa gama de aplicações, seja na forma pura, seja em ligas como bronze, latão e outras.
É o metal não ferroso mais utilizado, após o alumínio, por ser excelente condutor de eletricidade e calor. A indústria de cobre primário se organiza em torno de quatro tipos de produtos, originados em etapas distintas dos processos de extração, fundição e refino, os quais estão relacionados a seguir: Minério de cobre: corresponde ao mineral extraído da mina, cujo conteúdo oscila entre 0,7% e 2,5% de cobre; Concentrado de cobre: corresponde ao minério de cobre que, através de um