Materias nao ferrosos e ligas leves
Neste capítulo serão abordados alguns metais não ferrosos de grande importância como cobre, níquel, titânio e alumínio. A abordagem será feita dando maior ênfase para os seguintes itens: características gerais, designações, ligas, tratamentos térmicos e aplicações.
1.1 - COBRE E SUAS LIGAS 1.1.1 - Características Gerais
A estrutura cristalina do cobre é cúbica de faces centradas, seu ponto de fusão é a 1084,5 °C e seu peso específico é 8,93 g/cm3.
O cobre pode ser utilizado tanto na forma pura como combinado com outros metais formando ligas. Suas principais propriedades são: baixa dureza, alta ductilidade, alta condutibilidade térmica, alta condutibilidade elétrica, fácil soldabilidade, boa resistência à corrosão, etc.
Este metal possui inúmeras impurezas decorrentes do processo de desoxidação do minério que o constitui. Estas impurezas (Fe, Al, P, Ni, Sn, e outras) alteram as propriedades do cobre, diminuindo suas condutividades térmicas e elétricas e aumentando sua dureza e resistência mecânica.
O cobre, quando combinado com outros metais forma inúmeras ligas, sendo que as principais são os bronzes, latão e cuproníquel.
1.1.2 - Designação do Cobre e suas Ligas
A designação do cobre segue normas da "Cooper Development Association", sendo dividida em ligas trabalhadas e ligas fundidas. As ligas trabalhadas são designadas por caracteres alfanuméricos variando de C100 a C 799, enquanto que as fundidas variam de C800 a C900. Ex. C2XX - Ligas cobre e zinco (latões).
C3XX - Ligas cobre, zinco e chumbo.
1.1.3 - Ligas de Cobre
Latões - São ligas de cobre onde o principal elemento é o zinco, com adições de até 40%. As propriedades desta liga variam de acordo com a quantidade de zinco que é colocado. Pode haver também adições de outros elementos como : Alumínio, manganês, estanho, chumbo, silício e níquel.
A solubilidade máxima do zinco no cobre ocorre a 456°C, chegando a 39%. Na temperatura ambiente o cobre dissolve até 30% de zinco.