Técnicas de negociação - atividade 5
0,2 em 0,2 pontos A greve dos petroleiros, ocorrida no meio do primeiro semestre de 1995, foi fato que mobilizou todo o país. Tratava-se inicialmente de um movimento generalizado, envolvendo setores do funcionalismo público, em uma manifestação de rechaço às medidas propostas pelo governo. Na verdade, o acontecimento grevista poderia ser entendido também como um embate entre o governo, representado pelo presidente da república, e a CUT, representante do movimento sindical. Iniciada a greve, o movimento tomou vulto e paralisou a maioria das refinarias do país. Por isso, o governo recorreu às importações, podendo, de certa forma, contornar a situação. O choque de interesses acabou por envolver uma questão ética que esvaziou o movimento, visto que manter a greve de forma radical produziria um efeito negativo para a sociedade: a população ficaria prejudicada com a falta de abastecimento de derivados de petróleo, como o gás de cozinha, enquanto um grupo sindical buscava benefícios de interesse próprio e sem alcance maior para a sociedade.
Neste sentido se poderia dizer que:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
As questões éticas se tornam de mais difícil trato pelo conflito de interesses que pode surgir, com o envolvimento de toda a sociedade.
Resposta Correta: d.
As questões éticas se tornam de mais difícil trato pelo conflito de interesses que pode surgir, com o envolvimento de toda a sociedade.
Feedback da resposta:
De fato, os negociadores são constantemente forçados a considerar mais de um conjunto de interesses, o que aumenta em muito o estresse dentro das negociações. A situação duplamente se complicaria com uma radicalização: haveria comoção social e a própria sociedade marginalizaria os grevistas, tratando-os explicitamente como vilões da história.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Ao se organizar ambientes de negociação onde diferentes culturas podem ser representadas, aspectos relativos à cultura e aos hábitos reinantes devem