Atividade 5 - tecnicas de negociação
0,2 em 0,2 pontos
São duas as alegações mais clássicas que são feitas num processo de venda: “esse é o menor preço pelo qual podemos vender esse produto” (vendedor) em contraposição a “esse preço supera minha percepção quanto ao valor de sua oferta” (comprador); e “você não encontrará nada melhor (ou mais barato) no mercado” (vendedor), em contraposição a “já pesquisei e encontrei outras ofertas melhores do que a sua” (comprador).
Deste tradicional jogo de inverdades, a conclusão ética que podemos tirar é:
Resposta
Resposta Selecionada: b.
Os fins não justificam os meios.
Resposta Correta: b.
Os fins não justificam os meios.
Feedback da resposta:
Numa relação se podem ter ambas as partes falseando princípios éticos, mas isto não justifica nenhuma delas. As pressões de mercado, principalmente em tempos de crise, forçam a quebra de princípios, mas também permitem a seleção natural das organizações que sobreviverão pelo seu valor. E é totalmente falsa a ideia de que responder na mesma moeda inocenta ou atenua a culpa do agente que simplesmente reage. Por outro lado, dizer que as informações que se ofereceu foram resultado de engano ou falta de atenção, raramente funciona para inocentar a pessoa da mentira. Resta, então, se assumir que os fins não justificam os meios e reconhecer que a melhor estratégia para convencer um cliente a comprar nosso produto ou serviço é mostrar como o mesmo pode agregar valor a quem o compra. Ou procurar esclarecer que o maior valor das coisas não está nelas mesmo, mas sim na sua adequação a uma determinada necessidade, o que nem todos podem assegurar.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
A questão dos idiomas é relevante quando se trata de negócios internacionais. O uso de uma marca de carro que significava “não vai” no idioma local; ou o nome de uma empresa que poderia abrir subsidiárias francesas e cujo significado em francês é “idiota” seriam bons exemplos de: