não ferrosos
MELHOR COMPORTAMENTO A BAIXAS TEMPERATURAS
MENOR RESISTÊNCIA À FLUÊNCIA
PIOR RESISTÊNCIA MECÂNICA
MELHOR RESISTÊNCIA À CORROSÃO
DE UM MODO GERAL, AS LIGAS NÃO FERROSAS, APRESAR DA FACILIDADE DE PRODUÇÃO E BAIXO CUSTO, APRESENTAM LIMITAÇÕES COMO: ALTA DENSIDADE E BAIXA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA.
2)
O sistema Bayer permite, por meio do refino da bauxita, que se obtenha o hidróxido de alumínio e/ou alumina.
O processo começa com a preparação das matérias-primas e pode ser dividido em três grandes etapas: mineração, refinaria e redução.
3)
ANTES DA MOAGEM...
Inicialmente, o minério é destinado a um processo de homogeneização, chamado blendagem - tornar a matéria-prima proveniente de várias jazidas diferentes, a mais adequada e homogênea possível ao processo de digestão.
Com essa medida, pretende-se assegurar que o minério que entrará no processo Bayer apresente, em média, 45% de alumina disponível e aproximadamente 4% de sílica reativa (caulinita).
4)
Inicialmente, o minério passa por um moinho de martelos e em seguida por um de barras. A segunda etapa dessa fase é realizada a úmido, com o uso de licor (NaOH), utilizado anteriormente no processo.
Por fim, a pasta moída e com a granulometria ideal para início da digestão é estocada em tanques específicos, nos quais permanecem em homogeneização pela ação de bombas recirculantes e pás rotativas.
5) O principal objetivo dessa etapa é dissolver o hidróxido de alumínio na bauxita e reduzir o teor de sílica, para garantir pureza adequada aos produtos finais.
6) O objetivo da clarificação no processo Bayer é a remoção de resíduos sólidos presentes no licor, após a digestão da bauxita, para garantir a qualidade do hidrato na precipitação.
A clarificação do licor é realizada em duas etapas: espessamento e filtração.
7) A precipitação constitui uma das etapas mais importantes do processo porque a qualidade obtida pelo hidrato resultará, posteriormente, nas qualidades finais da alumina.
8)