Nutrição
Maio - 2013
HIPERTENSÃO
trabalho apresentado a disciplina de Nutrição e Dietética.
Orientado pela professora e nutricionista:
Maio - 2013
INTRODUÇÃO
Hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença que eleva os níveis normais de pressão arterial.
A hipertensão na maioria dos casos é herdada pelos pais, passando assim de geração em geração, mais também os hábitos de cada paciente influenciam muito no diagnóstico, como o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sódio, níveis altos de colesterol, sedentarismo, entre outros.
Sabe-se que essa patologia aumenta com a idade e é maior em homens com 50 anos e em mulheres com mais de 50. Os diabéticos tendem a ter mais facilidade de desenvolver essa patologia.
ROTEIRO
Tema: Hipertensão
Metodologia: Apresentação na sala de aula
Objetivos:
. Fornecer informações para os demais alunos de como a nutrição pode ajudar a prevenir e a controlar a hipertensão, através de uma alimentação saudável.
. Falar sobre os fatores de risco da patologia.
. Falar sobre a redução do sódio nos alimentos e o consumo exagerado de alimentos industrializados.
DESENVOLVIMENTO
A hipertensão arterial ataca os vasos sanguíneos, coração cérebro, olhos e pode causar paralisação dos ruins.
É uma das doenças mais comuns da população mundial e os portadores de diabetes mellitus tendem a desenvolver essa patologia.
Na maioria dos casos essa doença vem da hereditariedade, além disso, existem vários fatores que influenciam no surgimento e até mesmo na complicação do quadro, como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo excessivo de sódio, sedentarismo e níveis altos de colesterol.
É uma doença silenciosa cujo os sintomas só aparecem quando já está em estagio bastante avançado que acontece quando o indivíduo encontra-se com muita dor de cabeça, dores no peito, tontura, fraqueza, sangramento nasal e fraqueza.
A hipertensão não tem