Nutrição
PROFESSOR: Antônio Belfort
CURSO: Bacharelado em Nutrição – S3
Determinação de cinzas ou matéria mineral em alimentos
Natalia Freire da Silva
Abrão Bruno
Limoeiro do Norte, março de 2013.
INTRODUÇÃO
Os minerais estão pressentes nos alimentos em diversas formas e concentrações e sofrem alterações durante o processamento, armazenamento e digestão parte da sua importância podem ser prevista pelos princípios da química inorgânica, orgânica, física, biológica. (DAMODARAN; PARKIN; FENNEMA, 2010)
A fortificação de alimentos com minerais é feita a fim de se oferecer esses nutrientes essenciais de forma equilibrada e biodisponível para se evitar as suas deficiências e doenças por elas provocadas. Eles também agem nos alimentos pois influenciam na cor, textura, sabor e estabilidade deles. (DAMODARAN; PARKIN; FENNEMA, 2010)
As cinzas são componentes centesimais e são obtidas depois da combustão completa dos compostos orgânicos, no entanto os resultados podem subestimar os valores reais e se faz necessários cálculos de carboidratos totais para determinação centesimal. (DAMODARAN; PARKIN; FENNEMA, 2010)
OBJETIVO
Compreender o processo de retirada da matéria orgânica e determinar o conteúdo de cinzas da amostra.
PRINCIPIO
Fundamenta-se na eliminação da matéria orgânica e inorgânica volátil a temperatura de 550°C a 600°C. O resíduo é denominado cinzas.
MATERIAIS UTILIZADOS * Balança analítica (precisão +/- 0,0001g) * Forno mufla * Dessecador com cloreto de cálcio ou sílica gel anidro * Cadinho ou cápsula de porcelana
PROCEDIMENTO
Dois cadinhos limpos foram colocados na mufla a 550°C/600°C po 30minutos e depois levados ao dessecador para resfriarem ate temperatura ambiente. Quando frios foram pesados e marcados como G1 e G2.
Em G1 e G2 foram pesadas amostras da ração e em seguida foram levados a mufla onde foram aquecidos a temperatura que foi aumentando gradualmente (550°C/600°C) ate se obtenção de cinzas