Nutrição
Nutrição
O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes.
Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.
Pirâmide alimentar
Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições.
Pirâmide alimentar
Carboidratos
Os alimentos ricos em carboidratos são principalmente os pães, os cereais, o arroz e as massas, por exemplo.
Esses alimentos fornecem energia de forma muito eficiente para o organismo, por isso são muito importantes para uma alimentação saudável. Porem se for consumido em excesso, eles se transformam em gordura, que é armazenada no corpo.
Apesar de as frutas terem carboidratos, elas não devem ser excluídas da alimentação porque são ricas em vitaminas e minerais que são fundamentais para fortalecer o organismo evitando doenças como anemia, por exemplo. Algumas frutas ricas em carboidratos são banana, figo, caqui, uva e cereja.
Pirâmide alimentar
Proteínas
Os alimentos mais ricos em proteína são de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurtes, e os de origem vegetal como ervilhas e soja, sendo que as proteínas de origem animal são mais completas do que os de origem vegetal.
A alimentação rica em proteína