Nutrição
Bacillus Cereus
Características: é uma bactéria beta hemolítica gram-positiva, de forma cilíndrica, endêmica, que vive no solo. Algumas cepas são prejudiciais aos seres humanos e causa intoxicação alimentar, enquanto outras cepas podem ser benéficas, como os probióticos para animais
Contaminação: A intoxicação alimentar transmitida por bacilos ocorre devido à sobrevivência dos endo-esporos bacterianos quando o alimento é mal cozido.
Fonte: Bactéria disseminada na natureza, encontra-se no solo e pode ser veiculada pelo pó e pela água, os seus esporos são resistentes às temperaturas de cozedura e pasteurização dos alimentos, multiplicam-se bem nos alimentos cozinhados, pouco ácidos, mantidos a temperaturas entre 10 e 50ºC.
Alimentos: Arroz cozido com bastante antecedência, farinhas, derivados de leite, condimentos, molhos, legumes cozidos, sopas, salada ou puré de batata, cereais, pratos cozinhados, cremes, pudins, etc.
Quadro Clinico: é responsável por uma minoria de doenças transmitidas por alimentos (2-5 %), causando grave náusea, vômito e diarreia.
Clostridum Botulinum
Características: É o nome de uma bactéria patogênica ,que podem gerar uma toxi-infecção alimentar. É uma bactéria em forma de cotonete, flagelada que lhe confere agilidade.
Contaminação: Com a ingestão de um alimento contaminado a anaerobiose causa a germinação e produção de toxinas, bloqueando a liberação deacetilcolina pelo sistema nervoso central causando uma paralisia flácida.
Fonte: A doença tem um espectro muito variável, que depende do tipo e quantidade de toxina ingerida, idade e comorbidades do paciente, além do tempo de início do tratamento específico. A ausência de acometimento de pares cranianos afasta o diagnóstico de botulismo. Diferente da infecção pelo C. tetani, os sinais disautonômicos são mais raros e menos intensos. A presença de febre só é encontrada nos casos de botulismo associado a ferimento,