nutrição
Introdução: Cinzas é um termo analítico, equivalente ao resíduo inorgânico que fica depois de calcinar a matéria orgânica de uma amostra, a altas temperaturas (500-600 C). Sua determinação fornece uma indicação de riqueza da amostra em elementos minerais. As cinzas geralmente não são as mesmas substâncias inorgânicas presentes na amostra original devido às perdas por volitização ou interações químicas (redução) entre os constituintes.
O teor das cinzas esperado para proteína texturizada de soja é:
Em 50g de extrato de soja: -8g de carboidrato -25g de proteína -1g de gorduras totais -9g de fibras -37mg de cálcio -1,4mg de Fe
Objetivo: Verificar a porcentagem de cinzas totais no alimento selecionado
Materiais:-reagentes: ácido nítrico e peróxido de hidrogênio (se necessário) -cadinhos de porcelana, pinça, chapa de aquecimento ou bico de gás, mufla, dessecador, balança analítica, espátula, garra metálica, amostra de proteína de soja texturizada
Procedimento:
1) Foram numerados os cadinhos com um lápis (fundo) e foram pesados com exatidão de 3 casas decimais após a vírgula. Foram manipulados os cadinhos com uma pinça, evitando contato com as mãos, para não serem passados umidade e gordura para os mesmos.
Obs: os cadinhos foram antes aquecidos na mufla a 550C por 30 min, e esfriados em dessecadores
2) Foram pesadas 6 amostras dentro de cada cadinho respectivamente e, foi anotado a massa de cada uma das amostras com 4 casas decimais.
3) Todas as amostras foram carbonizadas completamente em bico de gás, chapa ou na mufla, até que cessou o desprendimento de fumaça. Esta operação foi realizada na capela.
4)