Nutrição
Programa de Pós- Graduação em Saúde Mental
Fábio Ricardo Xavier de Matos
Ética, Saúde Mental e Direitos Humanos.
Dezembro 2010
1. Qual a definição de ética discutida em sala?
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma especifica de comportamento humano. Neste sentido observamos que a ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Não se deve confundir a teoria com o seu objeto. Desta forma pode-se falar numa ética cientifica porem não se pode dizer o mesmo da moral.
Ética assim concebida, isto é, como um objeto próprio tratado cientificamente, busca a autonomia própria a um saber cientifico, não significa porem que esta autonomia possa ser considerada como absoluta com relação aos demais ramos do saber e, em primeiro lugar, com relação à própria filosofia, devendo ser altamente valorizadas porque, em muitos casos, conservam a riqueza e vitalidade. Ademais, como teoria de uma forma especifica do comportamento humano, a ética não pode deixar de partir de determinada concepção filosófica do homem.
A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens. É isso que assegura o seu caráter teórico e evita sua redução a uma disciplina normativa ou pragmática. O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. Assim, os problemas éticos caracterizam-se pela sua generalidade e isto os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que são os que se nos apresentam nas situações concretas. Mas, desde que a solução dada aos primeiros influi na moral vivida, a ética pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral.
2- O que dizer da relação da ética com a cidadania no