Nutrição
* CARACTERISTICAS GERAIS
O potássio é um elemento químico de símbolo K, é o segundo metal mais leve, metal alcalino, sua coloração é branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e em alimentos. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo especialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio.
É um elemento químico essencial para o homem, constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo, está envolvido no equilíbrio da água no organismo, e na regulação da atividade neuromuscular. Promove, também, o crescimento celular.
É absorvido através do trato intestinal e excretado pela urina, fezes e suor. Os rins mantêm os níveis de soro através de sua habilidade de filtrar, reabsorver e excretar potássio.
* FUNÇÕES
* Manutenção do líquido intracelular; * Contração muscular; * Condução nervosa; * Regula a Freqüência cardíaca, * Regula a Pressão Arterial; * Produção de energia, * Síntese de proteínas e ácidos nucléicos.
* METABOLISMO
O potássio é absorvido no intestino delgado e, hormônios como epinefrina, insulina e aldosterona, são responsáveis por manter os níveis séricos deste mineral e também por aumentar sua captação para o músculo esquelético, fígado, ossos e glóbulos vermelhos.
A elevação da concentração de potássio no plasma, após refeição rica em potássio, é maior em indivíduos diabéticos em situação de deficiência de insulina.
A excreção ocorre principalmente através da urina, mas também pode estar presente, em menores quantidades, nas fezes e no suor.
O potássio é de grande valor para extrair a energia dos nutrientes consumidos pelo homem.
* SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA
Hipocalemia – deficiência de potássio * Vômitos; * Distensão abdominal; * Íleo paralítico (movimentos contrácteis normais da parede intestinal se detêm temporariamente); * Redução ou ausência de reflexos; * Parestesia (frio, calor,