nutrição
NUTRIÇÃO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE 7
2º BIMESTRE
Péricles Junior
Presidente Prudente
Outubro de 2013
ANTIOXIDANTES E RADICAIS LIVRES INDUZIDOS PELO EXERCÍCIO
Os radicais livres são formados durante os processos oxidativos da produção de energia, onde o oxigênio acaba sendo reduzido para formar água, enquanto o ATP é formado a partir de ADP.
Para produzir água PE necessário 4 elétrons. O oxigênio pode receber 1 elétron de cada vez, o que resulta transitoriamente a produção de radicais livres. Indivíduos treinados possuem maiores níveis dessas enzimas o que faz com que o exercício gere níveis mais altos de radicais livres e o corpo responde a isso com uma adaptação fisiológica tanto no número quanto na quantidade de enzimas no sistema de defesa.
O que é um radical livre?
È um tipo de produto do efeito que o organismo vivo pode executar em sínteses e fracionamentos químicos através de sistemas enzimáticos que modificam a distribuição dos elétrons das moléculas envolvidas.
Radical livre é um átomo ou uma molécula capaz de existir independentemente por um período de tempo extremamente curto, que contém um ou mais elétrons que não formam pares. Podem ser denominadas espécies relativas de oxigênio. Reações dos radicais livres envolvem a doação ou aquisição de um único elétron.
Produção de radicais livres
Os dois principais processos e reações são: aqueles formados como resultados de impacto da radiação e aqueles formados pelas radiações de redução-oxidação.
Oxidação dos radicais livres pode desencadear ou prolongar a lesão celular por remover um átomo de hidrogênio.
Uma baixa ingestão dietética de nutrientes antioxidantes está associada com maior incidência de patologia tecidual, como câncer do pulmão, da mama, do cólon, próstata ou generalizada. Possuímos uma ampla variedade de mecanismos para proteger contra os efeitos dos radicais livres como as enzimas,