Nutrição
Florianópolis, Santa Catarina.
Tema: Prevalência de sobrepeso e obesidade em uma escola pública.
Objetivo: Determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de sete a nove anos de uma escola publica de Florianópolis.
Métodos: Foram investigadas 419 crianças entre sete e nove anos de idade, sendo 215 (51,3%) do sexo masculino e 204 (48,7%) do feminino. Como diagnostico de sobrepeso e obesidade foram utilizados os pontos de corte de Índice de Massa Corporal (IMC), onde o IMC 25 kg/m2 indica sobrepeso e 30. kg/m2 obesidade, descritos por Cole et al.11 e recomendados pela IOTF.
As medidas antropométricas (peso e estatura) foram coletadas por professores de educação física, As medidas de peso foram obtidas em única tomada, utilizando-se balança digital, da marca Marte, modelo PP 180, com capacidade para 180 quilogramas (kg) e precisão de 100 gramas. A estatura foi verificada em tomada única, utilizando- se fita métrica fixada à parede com ponto zero ao nível do solo.
Métodos Epidemiológicos: Descritivo.
Lugar: escola pública localizada na região central do município de Florianópolis, Santa Catarina.
Pessoas: A amostra final foi de 419 escolares entre sete e nove anos de idade, sendo 215 (51,3%) do sexo masculino e 204 (48,7%) do sexo feminino. Ou seja, a amostra final incluiu 96,8% do total de escolares da faixa etária de interesse da pesquisa (sete a nove anos de idade).
Tempo: Dezembro de 2004.
Conclusão: verificou-se uma elevada prevalência de sobrepeso e obesidade, quando comparada a outros estudos nacionais e internacionais. Esses achados apontam para a adoção de medidas de intervenção nutricional visando à melhoria dos hábitos alimentares e do estado nutricional dos escolares investigados.