Nutrição
A maior parte dessa diversidade e irradiação adaptativa é encontrada em vertebrata (peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos), o filo chordata abrange animais adaptados para a vida na água doce e salgada, na terra e no ar. Os cordatos se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixa craniana e os eucordados, mais evoluídos, pois, além de apresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo. O filo cordata esta dividido em quatro sub-filos: Hemichordata; Urochordata; cephalochordata; euchordata. Os três primeiros subfilos correspondem aos cordados primitivos e, são considerados integrantes do grupo protochordata.
Principiais características: possuem tubo digestivo, boca, tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais, ânus.
Reprodução e desenvolvimento
Os cefalocordados são animais dioicos com fecundação externa e ciclo de vida complexo.
Hemichordata
São marinhos, pouco conhecidos e parecidos com os cordados.Os hemichordatos têm sistema nervoso dorsal e fendas branquiais na faringe.A larva dos hemichordatos, chamada tonária, é semelhante a larva dos equinodermos.
Reprodução: São seres dioicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto, sendo a fase larval denominada tornaria.
Urchordata
Representados pelas asídias, são marinhos, vivendo solitários ou em colônias e fixos as rochas.As ascídias são revestidas por uma térmica protetora formada por tunicina, substância semelhante a celulose.
Reprodução: São animais que se reproduzem sexuadamente ou assexuadamente por brotamento. A fecundação é externa e o desenvolvimento indireto. São hermafroditas e apresentam metamorfose.
Cephalochordata
São representados pelo anfiosco, pequeno animal que lembra um peixe sem nadadeiras. São exclusivamente marinhos, quase transparentes, com 5 a 10 cm. Seu corpo tem a forma de uma lança de duas pontas.
Reprodução: Os cefalocordados são dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento direto.