nutrição
Com o objetivo de ampliar a base exportadora, são oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior.
Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior. Portanto, antes de começar a exportar, previna-se com informações cuidadosas acerca dos mecanismos de financiamento disponíveis.
Conheça agora as principais modalidades de financiamentos.
ACC e ACE
BNDES-EXIM
Pré-Pagamento de Exportação
PROGER
PROEX
FGI – Fundo Garantidor para Investimentos
Programas de Apoio do Banco do Brasil à Exportação
Export Notes
ACC
Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio - ACC e Adiantamentos sobre Cambiais Entregues - ACE
O que é? ACC é o adiantamento feito ao exportador na fase pré-embarque através do financiamento à produção da mercadoria exportada. O ACE é contratação da antecipação das divisas a serem recebidas do comprador na fase pós-embarque da mercadoria. Os dois tipos de financiamentos podem ser realizados em uma mesma operação, mediante a transformação de um adiantamento de pré em pós-embarque.
Para quem? Exportadores clientes de bancos que ofereçam esta linha de crédito.
Quais os parâmetros da linha? Não há valor mínimo. O percentual do adiantamento é de até 100% do valor do contrato de câmbio.
Para o ACC só existe contrato de câmbio como lastro da operação, sendo desnecessária a apresentação de quaisquer outros documentos por parte do exportador.
A partir da saída da mercadoria para o exterior, surgem os documentos representativos da venda, entre os quais a Letra de Câmbio ou Saque, o financiamento concedido pós-embarque é o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE).
Qual o prazo da operação? Até 360 dias para contratação do ACC prévio ao embarque.