nutrição
Envelhecimento é um processo normal. Ele inicia com a concepção e termina com fim da vida. Durante esse processo a nutrição é extremamente importante, pois é ela quem vai determinar a qualidade de vida nessa faixa etária.. A maioria chama de "terceira idade", mas o nome mais bonito que já deram para essa fase é "melhor idade"! E também, e não era pra menos: o Brasil hoje é um dos países com maior quantidade de idosos. Outra coisa boa da "melhor idade" é que a maioria dos idosos consegue ter um tempo maior para fazer o que gosta, sem tantas obrigações como antes, e também dá pra cuidar melhor da saúde, que geralmente exige alguns cuidados especiais nessa fase. É sabido que a expectativa de vida está aumentando no planeta. O importante é alcançarmos esta expectativa de vida com saúde. Também é sabido que a maior parte das doenças que ocorrem na 3ª idade vêm oriunda de uma má alimentação. Ex.: colesterol, obesidade, triglicerídeos, DM, HAS, entre outras.
A quantidade de gordura presente na dieta está relacionada com várias doenças. Quantidade e qualidade de gordura (ex.: câncer, cardiopatias). Deve-se usar no mínimo possível e, quando o fizer, usar gorduras polissaturadas. A pessoa idosa tem necessidades nutricionais particulares em função do envelhecimento. A terceira idade geralmente chega trazendo algumas mudanças para o corpo.
-Sensoriais - gosto, cheiro, visão, tato diminuem o prazer pela comida eleva a perda do apetite;
-Gastrointestinais - baixa secreção salivar e dificulta a deglutição; Dentes - 50% nessa faixa de idade têm problemas com a dentição. A mastigação pode se tornar dolorosa e difícil. Existe a tendência a utilizar alimentos mais moles, mais caloríficos e menos nutritivos (ex.: sopas). Há uma diminuição de absorção de vitaminas e fibras o que pode levar a constipação.
-Enzimas digestivas - diminuição dos movimentos peristálticos e digestão aumento de gazes e constipação;
-Metabólicos - com a