nutrição
O presente artigo orienta sobre práticas alimentares e políticas que visam à saúde e prevenção de doenças na população brasileira. A partir de dois guias alimentares, que são importantes componentes da estratégia de promoção da saúde geral e bucal, o artigo mostra recomendações sobre a redução do consumo de açúcar, fundamental na prevenção da cárie dentária, bem como outras diretrizes que podem contribuir para a prevenção da erosão dentária e do câncer bucal.
A alimentação e uma boa nutrição são requisitos básicos para o bem estar e para a saúde geral, melhorando a qualidade de vida dos seres humanos. Entretanto, influências de uma alimentação incorreta, caracterizada pelo consumo frequente de álcool e alimentos com alto teor de gorduras, sal, açúcar, e pelo sedentarismo, vem causando complicações na saúde da população, as chamadas doenças crônicas não transmissíveis(DCNT) que são: diabetes mellitus, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.
A partir disto, o Ministério da Saúde tem proposto medidas para a vigiância e prevenção de DCNT e para a melhoria da qualidade alimentar da população brasileira.
Os Guias alimentares são documentos extremamente úteis para informar políticas públicas nacionais, iniciativas comunitárias e ação individual. Eles têm sido utilizados para a escolha de alimentos mais saudáveis promovendo a saúde e prevenindo as doenças relacionadas à alimentação. As propostas dos guias são: ser um guia de saúde pública, e uma ferramenta de educação nutricional que ofereça orientação e informação à população. As recomendações são: ingerir frutas, vegetais e cereais integrais com maior frequência, pois possuem fatores protetores que atuam como agentes anticariogênicos, e reduzir gorduras, açúcares, sal e álcool.
No Brasil, existem até o momento dois guias alimentares publicados que foram elaborados pelo Ministério da