Desenvolvimento Sustentável
O Desenvolvimento Sustentável consiste em ações que preservam o meio ambiente e visam o bem estar das próximas gerações.
Hoje em dia, o crescimento econômico está gerando grandes desequilíbrios.
Nunca houve muita riqueza e fartura no mundo, porém, a miséria, a poluição e a degradação ambiental estão aumentando cada vez mais. Diante de todas essas situações, surgiu o desenvolvimento sustentável, buscando criar uma relação entre o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
O desenvolvimento em harmonia com os limites ecológicos do planeta, ou seja, sem prejudicar o meio ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de viver em um mundo certamente sustentável, de acordo com suas necessidades.
O desenvolvimento, atualmente, além de trazer melhorias à população, está trazendo muitos desequilíbrios ambientais, como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, a poluição, a extinção de algumas espécies da fauna e da flora, entre muitos outros problemas. E os causadores de tudo isso, somos nós.
A partir de tais problemas, pensou-se em várias maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado.
Assim, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos, como por exemplo: atender as necessidades da população, preservar o meio ambiente para as próximas gerações, conscientizar a população para o trabalho em grupo, dar ideias e criar um sistema social mais eficiente e que não permita o mau envolvimento dos recursos naturais, podemos também, substituir a energia gerada por combustíveis fosseis pela energia gerada pelos ventos, a energia eólica; podemos criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para preservar o meio ambiente, como por exemplo o Rio+20.
Então, temos que nos conscientizar, quando vamos deixar de ter um “meio”, e passar a ter um inteiro ?