App Sacolas
Alisson Cruz Oliveira – alissongnr88@hotmail.com
Fernando Henrique Pinto Filho - fernandinho@marialaura.com.br
Rogério Alexandre dos Santos - rogerio.black2@hotmail.com
RESUMO
O projeto tem como objetivo destacar e identificar os impactos do descarte incorreto das sacolas plásticas, que são distribuídas principalmente nos estabelecimentos de comércio varejista. O descarte incorreto destas sacolas causam diversos danos ao meio ambiente, tais como a contaminação do lençol freático, em virtude dos metais pesados que compõem o plástico; entupimento da rede de esgoto nas cidades; além disso demoram um século ou mais para se decompor em meio à natureza. O presente projeto apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica visando mostrar os impactos negativos ao meio ambiente, causados pelas sacolas plásticas e em seguida apresenta possíveis soluções para amenizar o problema. A coleta de dados foi feita referente ao projeto e seus objetivos, visando um maior conhecimento e entendimento por parte da população em relação ao uso e descarte das sacolas plásticas.
Palavras-chave: Sacolas plásticas; meio ambiente; impacto ambiental; reciclagem.
1. INTRODUÇÃO
Na antiguidade, os produtos eram transportados em cestos, samburás, ânforas, caixas, potes, odres, barris, barricas, tonéis, surrões, jacás, balaios, baús, garrafas, tambores e, também, bujões, bolsas e sacolas; tais objetos úteis para acondicionar produtos passaram a ser designados por “embalagens” (CAVALCANTI, CHAGAS, 2006).
De acordo com FABRO et al (2007), os produtos, incluindo os perecíveis, eram pesados no balcão e vendidos a granel, sendo o comércio, o impulsionador do desenvolvimento das embalagens, tanto no Brasil como no resto do mundo. O sistema de compra era muito pobre e as pessoas que iam fazer suas compras nos armazéns, pesavam os produtos e usavam um saquinho para levar o alimento para casa.