nutrição
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
SÃO PAULO, 20 DE FEVEREIRO DE 2013.
DOENÇAS ALIMENTARES
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma Doença de Origem Alimentar é uma doença, geralmente de natureza infecciosa ou tóxica, provocada por agentes que entram no corpo através da ingestão de alimentos ou de água. Estima-se que, por ano, cerca de 30% da população dos países industrializados sofra deste tipo de doença.
Muitas destas doenças têm sintomas comuns (diarréias, dores abdominais, vômitos e desidratação), o que impossibilita a sua diferenciação exclusivamente pelos sintomas. Além disso, estes mesmos sintomas são próprios de outras doenças de origem não alimentar, o que pode conduzir a diagnósticos errados.
PRINCIPAIS AGENTES:
BACTERIAS
VIRUS
TOXINAS DE ORIGEM NÃO BACTERIANA
PRIÕES
PARASITAS: VERMES E PROTOZOÁRIOS
METAIS
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS (DTAs)
São doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados que ocorrem quando micro-organismos prejudiciais à saúde, parasitas tóxicas estão presentes no alimento.
SINTOMAS MAIS COMUNS:
Vômitos e diarréias
Dores abdominais, dor de cabeça e febre.
Alteração da visão e olhos inchados
Alergias
DTAs podem causar:
Cólera
Diarréias agudas
Febre tifóide
Brucelose
Infecções intestinais graves
Botulismo
Salmonelose
Hepatite A
TOXINOSE (toxicidade)
A toxicidade consiste na capacidade de uma substância química produzir um efeito nocivo quando interage com um organismo vivo. A toxicidade de uma substância depende da dose e/ou do sistema biológico de cada um.
Os toxicologistas afirmam que todas as substâncias podem ser tóxicas consoante a dosagem utilizada. Até mesmo a água pura pode ser tóxica quando consumida em certas quantidades. Por isso, os toxicologistas classificam as substâncias, geralmente comparando