Nutrição
INTRODUÇAO
Enteral = pela boca, muitas drogas na forma de tabletes, cápsulas ou gotas, por tubo gástrico, tubo de alimentação duodenal ou gastrostomia, diversas drogas e nutrição enteral pelo reto, várias drogas em forma de supositório.
Parenteral= por injeção ou infusão intravenosa (na veia), várias drogas, nutrição parenteral total intra-arterial (na artéria), drogas vasodilatadoras para o tratamento de vasoespasmos e drogas trombolíticas para o tratamento de embolia injeção intramuscular (no músculo), várias vacinas, antibióticos e agentes psicoativos de longa duração. Intracardíaca subcutânea (sob a pele) insulina infusão intraóssea (na medula óssea) é um acesso intravenoso indireto porque a medula óssea acaba no sistema circulatório. Esta via é usada ocasionalmente para drogas e fluidos na medicina de emergência e na pediatria,quando o acesso intravenoso é difícil intradérmica,(na própria pele) é usada para teste de pele de alguns alergênicos e também para tatuagens intraperitoneal, (no peritônio) é predominantemente usada na medicina veterinária e no teste de animais para a administração de drogas sistêmica e fluida, devido à facilidade de administração comparada com outros métodos parenterais.
1.0- COMPLICAÇÕES NA NUTRIÇAO PARENTERAL
Quanto às complicações observadas relacionadas à Nutrição Parenteral , valem ser ressaltadas as: Infecciosas (septicemia): são as mais graves, já que os pacientes usuários da Nutrição Parenteral estão, geralmente, debilitados previamente. São decorrentes de contaminação, seja das soluções ( o que é mais raro) , do catéter ou do