Nutrição
CURSO NUTRIÇÃO
PROF. PAULO DE SOUZA
SISTEMA DIGESTÓRIO EMBRIONÁRIO
O intestino primitivo forma-se durante a Quarta semana quando as pregas cefálicas, caudal e lateral incorporam a parte dorsal do saco vitelino incorporado pelo embrião. O endoderma do intestino primitivo dá origem ao revestimento epitelial da maior parte do trato digestivo e das passagens biliares, juntamente com o parênquima de suas glândulas, inclusive o fígado e o pâncreas.
O epitélio das extremidades cefálica e caudal do trato digestivo deriva, por sua vez, respectivamente do ectoderma do estomodeu e do proctodeu. Os componentes de tecido muscular e conjuntivo do trato digestivo são derivados do mesênquima esplâncnico que circunda o intestino primitivo.
Para fins descritivos o intestino primitivo é dividido em três partes: Intestino anterior médio e posterior. O intestino anterior, por sua vez, dará origem à faringe primitiva e seus derivados, como por exemplo a cavidade oral, faringe, língua, tonsilas, glândulas salivares, sistema respiratório superior, sistema respiratório inferior, esôfago, estômago, duodeno, fígado, aparelho biliar e o pâncreas. O intestino médio dará origem ao intestino delgado inclusive a maior parte do duodeno, ceco, apêndice vermiforme, cólon ascendente e metade direita até 2/3 do cólon transverso, e o intestino posterior dará origem ao terço esquerdo até a metade do cólon transverso, o cólon descendente e o cólon sigmóide, o reto e a parte superior do canal anal, epitélio da bexiga urinária e da maior parte da uretra. Com exceção da faringe, trato respiratório e maior parte do esôfago, todos os derivados do intestino anterior são supridos pela artéria celíaca (artéria do intestino anterior).
O esôfago se desenvolve no intestino anterior imediatamente caudal. Pelo fato de a traquéia e esôfago terem uma origem comum do I.A., a separação incompleta pelo septo traqueoesofágico