Nutrição
O trabalho a seguir, por sua interdisciplinaridade, tem como objetivo principal contribuir para o processo de nossa formação integral como discentes do curso de Nutrição da Universidade Vila Velha (UVV) – e futuros profissionais do segmento -, incluindo uma maior integração entre os próprios alunos, dos alunos com o corpo docente e, essencialmente, a integração curricular.
A interdisciplinaridade é um movimento que ganhou força nos meios acadêmicos e também profissionais no século passado, especialmente a partir da década de 70. É um conceito ainda muito discutido, mas que já conta com algumas definições bastante relevantes.
Para Japiassu, por exemplo: “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa” (1976, p.74).
E mesmo que não exista ainda um conceito geral para o termo, o que já se sabe, com base em análises de diversos autores, é que a percepção dos saberes em conjunto é, hoje, considerada um fator fundamental na busca do conhecimento.
O conceito de interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, [...] (BRASIL,1999, p.88)
O tema geral deste trabalho de integração interdisciplinar é o alimento em sua integralidade, sendo que a melancia é o nosso objeto de estudo. Serão abordados diversos aspectos da fruta, como sua classificação botânica; composição nutricional e funcional; sistema de produção/abastecimento; formas de consumo; aspectos culturais; efeitos do processamento; biodisponibilidade e fatores antinutricionais; elementos bio-ativos; entre outros. Essa análise geral da melancia é perpassada também pela importância da Dietética na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Sendo assim, terão ênfase as